sábado, 14 de agosto de 2010

Arrumando a casa após a visita... Da empregada! :o)

Você já se pegou voltando com objetos para os lugares onde eles estavam antes da visita? Já se pegou fazendo isto pela 989893843ª vez, depois da visita da mesma pessoa? Já se pegou fazendo isto mesmo depois de ter dado um toque? Taí uma que muito me chama a atenção: por que as pessoas que trabalham em nossas casas cismam que tem que "arrumar" as coisas do jeitinho delas?
Outra coisa bem interessante é a proatividade. Sabe aquele tênis de corrida que não deve ser lavado a menos que realmente precise? Você chega em casa e lá está ele! Um briiiiinco! Lavadinhoooo e pendurado na corda... Bom mesmo é descobrir depois que para "melhorar" foi lavado na máquina de lavar! (abrindo parênteses: não é porcaria, não! Tênis de corrida deve mesmo ser pouco lavado, por isso o asseio pré-uso é fundamental!)
Quando as coisas somem... Hummm... Esta é das minhas favoritas! Adooooro ir naquele lugar específico onde obviamente encontrarei o que estou procurando e... A coisa não está lá! E pior: não faço a menor idéia de onde esteja! Este caso até parece com o primeiro, mas apesar de não irritar "de cara" é mais grave: você só se dá conta de que ele não está lá quando precisa usar... Não raras vezes, sem tempo para procurar.
Já troquei de empregada algumas vezes e estas são características que acompanham todas elas, umas mais outras menos... Sabe quando inocentemente muda-se de empresa porque ser um absurdo ter um cara que ganha mais e não faz nada? Aí você descobre que isso existe em todas as empresas e que isso não é uma razão coerente para fazer tal mudança... O jeito é aprender a conviver!
Para isso, bolei algumas táticas. Vou compartilhar:
1) Coloque bilhetes nos objetos, nas portas dos armários, nas gavetas dizendo: deixe aqui porque é aqui que quero que fique!
2) Crie o hábito de deixar bilhete dizendo o que é para ser feito e em tom de "quase ameaça" avise que é para fazer SOMENTE o que está ESCRITO. Claro que nem sempre ela fará TUDO o que está escrito... Mudamos um pouco de problema...
3) Esta é infalível: sabe aquelas coisas que são quase que um convite à criatividade para que elas escondam, como cortadores de unha, relógios, carregador do celular, chave do carro... ESCONDA VOCÊ PRIMEIRO! Esta eu tenho usado MUUUUUITO! Tem funcionado! Duro será o dia que EU conseguir esconder de mim mesma! Mas aí, pelo menos, terei que perdoar apenas a mim mesma! :o)
A última dica que bolei hoje enquanto estava arrumando a casa, pois recebi a visita ontem, é fazer uma prova no momento da contratação. Faria perguntas objetivas e discursivas, como:
1) Quando você encontrar um objeto pequeno que não saiba onde guardar, o que fará?
a) Deixarei em cima da cama
b) Deixarei em cima da cama
c) Deixarei em cima da cama
d) Deixarei em cima da cama
Esta por exemplo tem caráter educacional. Estarei por perto na aplicação desta prova e quando ela não souber o que marcar, vou explicar a ela: "Tá vendo! Não há outra opção: deixe em cima da cama!".
2) Quando não gostar do lugar onde eu guardo um objeto, o que você fará?
3) Quando for guardar as roupas, você dobrará do seu jeito ou dobrará do meu jeito?
4) Ao passar uma roupa cujo tecido é lã, qual opção no ferro escolherá?
a) Jeans
b) Algodão
c) Seda
d) Qualquer uma
Nesta aqui, outra técnica pode ser aplicada: ela não encontrará a opção "lã" e não saberá qual marcar. Ela mesma dirá que a certa é lã. Como estarei perto, darei os parabéns! Excelente, só lã para lã, seda para seda...
Juro que farei esta provinha das próxmas vezes... Um POUQUINHO de obsessão ao faz mal a ninguém!!! :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário